Projeto Outeiro do Circo em Beja retoma campanha de investigação
Written by Admin RVidigueira on 02/07/2020
Os trabalhos arqueológicos no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo, em Beja, vão decorrer entre 3 e 28 de Agosto, naquela que será a segunda campanha de investigação do PAOC – Projecto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja) – PIPA 2019-2021.
Segundo foi divulgado, a campanha de 2020 incidirá na continuação dos trabalhos desenvolvidos em 2019, com a escavação da zona de muralha e da área interior do povoado. Em 2019 os trabalhos realizados permitiram a identificação de derrubes da muralha e de níveis com materiais arqueológicos relacionados com ocupações posteriores à Idade do Bronze. A equipa científica, coordenada pelos arqueólogos Miguel Serra, Eduardo Porfírio e Sofia Silva, contará com voluntários locais, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento das Universidades de Coimbra, Lisboa, Évora e Santiago de Compostela e arqueólogos profissionais. Devido à necessidade de implementar várias medidas destinadas a evitar a propagação da pandemia Covid 19, a equipa do Projecto Outeiro do Circo resolveu cancelar a realização de um Campo Internacional de Arqueologia, que deveria ter lugar este Verão. Este ano também se pretendia retomar o habitual ciclo de conferências que decorre em simultâneo com as escavações arqueológicas, mas que não se irá realizar pelas mesmas razões. De igual forma não serão desenvolvidas as acções de Educação Patrimonial dirigidas a grupos de jovens em férias e não serão organizadas visitas guiadas durante os trabalhos de campo. As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, por Miguel Serra, coordenador deste projeto, que dá conta das expetativas para esta campanha, que passam pela descoberta de “possíveis estruturas habitacionais”, daquela época.
O Projecto Outeiro do Circo conta com o financiamento da Câmara Municipal de Beja e com o apoio da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da empresa de arqueologia Palimpsesto.