João Dias questiona Governo sobre SUB de Moura
Escrito por Admin RVidigueira em 25/05/2020
O deputado do PCP João Dias, questionou o Governo sobre as Taxas moderadoras cobradas no SUB a quem não é realizada consulta.
Segundo o Grupo Parlamentar do PCP, “em resposta às exigências da pandemia de Covid-19 houve orientações técnicas ao nível dos cuidados de saúde primários para suspenderem as consultas, bem como para que as SUB passassem a enviar os utentes triados com pulseira branca, azul ou verde para as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP)”.
Segundo o PCP, isto, foi o que a aconteceu em Moura, contudo é provável que tenha acontecido noutros sítios por corresponder à implementação de tais orientações.
Segundo relata o grupo parlamentar comunista, “os utentes que se dirigem ao SUB, fazem uma inscrição e pagam a taxa moderadora antes de serem triados. Todos aqueles a quem é atribuída uma pulseira branca, azul ou verde são reencaminhados para a UCSP, acabam por não ter qualquer consulta no SUB, mas têm de pagar a consulta que não tiveram”.
Segundo o grupo parlamentar do PCP esta é “uma aberração” que prejudica os utentes, numa altura em que o acesso aos cuidados de saúde tem estado limitado.
O deputado do PCP João Dias, quer saber que conhecimento tem o Governo desta situação e que apreciação faz da mesma, se a situação relatada é caso único na SUB de Moura ou está generalizada, e que medidas vão ser tomadas para corrigir esta situação? Vai ou não ser devolvido o dinheiro aos utentes das taxas moderadora indevidamente.
As explicações foram deixadas na Ràdio Vidigueira, por João Dias, deputado eleito pelo PCP, que diz ter questionado a Ministra da Saúde, no parlamento na passada semana.