Câmara de Ourique assinala Batalha de 1139 com homenagem a Joaquim Baraona
Escrito por Admin RVidigueira em 25/07/2022
A Câmara Municipal de Ourique vai assinalar esta segunda-feira, os 883 anos da Batalha de Ourique, a de 25 de julho de 1139.
De acordo com a autarquia ouriquense “invocar o impulso de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique nos seus 883 anos, é não apenas relembrar a bravura do seu exército perante a desproporção das tropas em presença, mas também a importância das pessoas e dos territórios para a afirmação da identidade e da soberania”.
De acordo com a Câmara de Ourique, “comemorar a Batalha de Ourique é um momento de convergência da memória, do presente e da visão para o futuro”, que este ano vai passar, em pela “sensibilização dos mais jovens” e para a “justa homenagem” ao Comendador Joaquim António Pereira Baraona, através da atribuição de um topónimo com o seu nome e de uma sessão evocativa.
A programação das Comemorações da Batalha de Ourique inicia pelas 10h, com o hastear da Bandeira Nacional e Cante do Hino de Portugal, com a presença das crianças do ATL de Ourique, no Edifício Paços do Concelho; segue-se pelas 11h, a História da Batalha de Ourique, na Biblioteca Municipal, para as crianças até 6 anos , e da parte da tarde a mesma actividade para as crianças até aos 12 anos.
Ao final da tarde, pelas 19h, a atribuição de Topónimo ao Comendador Joaquim António Pereira Baraona na Antiga EN 123 junto à Rotunda da Viola Campaniça em Ourique, seguido de uma homenagem póstuma ao Comendador Joaquim António Pereira Baraona no Miradouro em Ourique.
As explicações são de Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, que justificou a homenagem a este “ilustre ouriquense”.