Vidigueira e Moura celebram auto para transferência de competências na área da cultura

Escrito por em 30/06/2021

Vidigueira e Moura, foram dois dos municípios que assinaram ontem, em Abrantes, com o Governo autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação de equipamentos culturais, nomeadamente do Castelo de Vidigueira e do Lagar de Varas de Fojo, em Moura.

Segundo revelou o Ministério da Cultura, “os autos, celebrados no âmbito do processo de descentralização, somam-se aos nove já assinados em setembro e correspondem à transferência da posse das respetivas infraestruturas, prosseguindo-se, assim, a operacionalização da transferência de competências para os municípios no domínio da cultura”.

Em declarações à Rádio Vidigueira, Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira explica que com a assinatura deste auto, a Torre de Menagem do Castelo de Vidigueira, está sob a alçada da Câmara de Vidigueira, podendo a autarquia promover a “dignificação” daquele espaço, como ponto turístico do concelho.

 

Para além dos dois municípios do distrito de Beja, foram celebrados autos de transferência com as Câmaras de Abrantes, Alandroal, Borba, Campo Maior, Estremoz, Gavião, Portalegre, Lisboa, Leiria, Trancoso, Miranda do Douro e Montalegre, num total de 16 equipamentos culturais.
A cerimónia decorreu junto à Igreja de Santa Maria do Castelo, em Abrantes e contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE