PS quer ver discutida a denominada “autoestrada da água”

Escrito por em 31/07/2024

O PS do Baixo Alentejo quer ver discutida a denominada “auto-estrada da água”.

Em comunicado a Federação do Baixo Alentejo do PS refere que, “os territórios do Baixo Alentejo localizados a Sul do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, que fazem fronteira com a região do Algarve, continuam carenciados de água para consumo humano e para a agricultura”.

De acordo com a Federação Socialista, Nelson Brito, deputado eleito pelo Baixo Alentejo, defendeu recentemente num debate, que “a água tem de ser solidária” e que “está na altura de começar a pensar, a refletir e a criar instrumentos para que se execute essa visão de solidariedade”.

Segundo o PS Baixo Alentejo, em cima da mesa está a discussão da denominada “autoestrada da água”, alicerçada num sistema de interligações que abrange as bacias hidrográficas do Douro – Tejo – Guadiana  até ao Algarve, criando uma autoestrada da água pelo interior do País num eixo Douro – Pinhel – Sabugal – Tejo – Nisa – Portalegre – Caia – Guadiana – Alqueva – Mértola – Alcoutim – Algarve.

O deputado socialista eleito por Beja, Nelson Brito deixou claro que “se queremos água a Sul da barragem de Alqueva, também temos que exigir solidariedade do Norte para o Sul, a água tem que passar do Tejo para o Guadiana e do Tejo para Alqueva.”

O autarca socialista Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, deixou claro durante a edição deste ano da FACECO, em São Teotónio, que é um dos defensores deste conceito solidário denominado “autoestrada da água”.

Também o autarca do PS, Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, pede para que se estude a possível ligação da água de Alqueva à barragem de Santa Clara, fortemente fustigada pela seca.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE