Projeto de Realidade Virtual chega à Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira

Escrito por em 29/08/2022

A Santa Casa Misericórdia Vidigueira, em parceria com a VR2WORK e o Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da Universidade de Évora, lança projeto inovador no concelho de Vidigueira, no âmbito da realidade virtual.

O projeto segundo revelou a Misericórdia de Vidigueira, carateriza-se  “por intervir na saúde dos idosos, com o objetivo de promover maior bem-estar e qualidade de vida”, e “provar que, a Realidade Virtual será uma ferramenta muito eficaz ao nível da psicoterapia, fisioterapia, psicomotricidade, no que se refere às problemáticas da 3ª idade”.
O projeto tem, segundo a Misericórdia de Vidigueira, “conteúdos de Realidade Virtual adequados e supervisionados por uma equipa de Psicólogos Clínicos e da Saúde que concebeu toda a parte técnica de forma ética e deontológica, cumprindo com o devido asseguramento do sigilo e confidencialidade dos participantes”.
Este estudo envolve o Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA) da Universidade de Évora, a VR2Work especialista em realidade virtual na conceção dos conteúdos indicados pelos Psicólogos e, uma equipa de Psicólogos Clínicos e da Saúde que delineou e concebeu o plano do projeto em termos clínicos.

As explicações são de Isabel Palma, directora-técnica do serviço de apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira, que fala numa “mais valia” para os idosos, permitindo o contato com diversas realidades.

Isabel Palma


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE