Portugal Continental já está em situação de contingência
Escrito por Admin RVidigueira em 15/09/2020
Portugal continental entrou à meia noite, desta terça -feira, em situação de contingência.
O Governo justifica a situação de contingência em todo o território de Portugal continental com o crescimento de novos casos diários de contágio da doença, o início do ano lectivo escolar e o aumento expectável de pessoas em circulação, designadamente, nos transportes públicos em áreas com elevada densidade populacional
As medidas que vão ser aplicadas a partir de hoje, e até dia 30 de setembro, para fazer face à pandemia COVID19, passam por apenas permitir ajuntamentos de até dez pessoas, exceto quando pertencentes ao mesmo agregado familiar, na via pública e em estabelecimentos. Os estabelecimentos comerciais só podem abrir a partir das 10:00, “com excepções como sejam pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios”.
A limitação do horário de encerramento dos estabelecimentos entre as 20:00 e as 23:00, por decisão municipal “em função da realidade específica” em cada concelho. Os restaurantes podem continuar abertos até à 01:00, podendo receber clientes até às 00:00 para refeições.
Em áreas de restauração de centros comerciais, limite máximo de quatro pessoas por grupo, para “evitar grandes concentrações de pessoas”. Proibição de venda de bebidas alcoólicas nas estações de serviço de abastecimento de combustíveis.
A partir das 20:00, proibição de venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais, à excepção dos estabelecimentos de restauração com as bebidas que são servidas a acompanhar as refeições.
É também proibido consumir bebidas alcoólicas na via pública, “para assegurar que não se multiplicam as situações de ajuntamento informal”.
A decisão do Governo não permite público nos estádios e relativamente aos lares, serão destacadas brigadas distritais de intervenção rápida, que envolvem médicos e enfermeiros, para contenção e estabilização de surtos nestas instituições.