Plenário de militantes do PS analisou proposta de aumento permanente de pensões
Written by Admin RVidigueira on 21/11/2024
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou uma proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2025 (OE2025) que aponta para “um novo aumento extraordinário e permanente das pensões”.
Segundo revelou a Federação do Baixo Alentejo do PS, a proposta foi analisada na terça-feira, num plenário de militantes em Almodôvar que contou com a participação de António Mendonça Mendes, deputado do PS e antigo governante com responsabilidades na pasta das finanças.
Mendonça Mendes explicou que a proposta socialista contrapõe a um “orçamento de ilusão”, no qual o Governo da AD “acena aos pensionistas com um suposto bónus” que os mais velhos poderão vir a receber “se houver eleições antecipadas” ou, eventualmente, “antes das eleições autárquicas”, numa lógica puramente eleitoralista.
Segundo a Federação do Baixo Alentejo do PS em nota de imprensa, “o atual Governo está a comportar-se como a cigarra da fábula de La Fontaine, recuperando “o pior que o País fez em termos de gestão do seu dinheiro”.
“Nós deixámos as contas equilibradas, deixámos os cofres cheios” e este Governo “tem feito um aumento grande da despesa sem sentido de futuro, porque o que verdadeiramente norteia a atividade deste Governo é a certeza que tem de que a qualquer momento pode cair”, denunciou António Mendonça Mendes no plenário.
Sobre o posicionamento do Grupo Parlamentar do PS na votação do OE2025, Mendonça Mendes referiu que “o PS está sempre ao serviço do País”, mesmo quando na oposição assume “uma postura pragmática de viabilização do Orçamento a partir de um processo de negociação que resultou em duas cedências bastante grandes por parte do Governo: uma ao nível do IRS Jovem e no recuo no IRC”.
O plenário de militantes em Almodôvar aconteceu no dia em que a comunicação social noticiou a escolha de Ana Carmo para cabeça de lista do PS ao concelho de Almodôvar nas próximas autárquicas. “Será a primeira mulher a ser presidente de uma Câmara Municipal em toda a região”, referiu Nelson Brito, presidente da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista.