PCP questiona Governo sobre declarações de Ceia da Silva sobre ferrovia
Escrito por Admin RVidigueira em 12/09/2022
O Deputado do PCP, João Dias pediu esclarecimentos ao Governo acerca das declarações feitas pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, referindo-se á modernização e eletrificação da linha do Alentejo.
Segundo o Grupo Parlamentar do PCP, no dia 1 de setembro foram noticiadas declarações feitas pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) Ceia da Silva a propósito da modernização e eletrificação da linha do Alentejo tendo afirmado que “na OP3 do novo quadro comunitário já está incluída a eletrificação da linha de Casa Branca a Beja, com ramal até ao aeroporto de Beja”, acrescentando que são “cerca de 100 milhões de euros garantidos para que esta operação seja feita”.
De acordo com o PCP, o Programa Regional do Alentejo 2021-2027, que esteve em consulta pública até 8 de setembro, prevê para esta intervenção na Linha do Alentejo o montante de 80,6 milhões de euros.
Segundo os comunistas o anunciado pelo Presidente da CCDRA aumenta em 25%, o que está inscrito no Programa Regional do Alentejo, ou seja, mais 20 milhões de euros.
O deputado João Dias quer agora saber junto do Governo, por intermédio do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, o que justifica a referência ao montante de «cerca de 100 M€ garantidos para que a operação seja feita», qual a calendarização da modernização e eletrificação da linha do Alentejo, e para quando está prevista a sua conclusão.
João Dias quer ainda saber que “razões excluem da intervenção em consulta pública, a modernização e eletrificação entre Beja e Ourique que permitirá itinerário alternativo ao Porto de Sines e nova ligação da rede interior ao Algarve, aproveitando as potencialidades da nova ligação Évora – Elvas – Caia, bem como o retomar de condições para o transporte de minério de Aljustrel por modo ferroviário.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, pelo deputado João Dias.