Odemira com protocolos para dinamizar AEC’s nas escolas do concelho

Escrito por em 13/09/2022

O Município de Odemira formalizou protocolos de colaboração com os cinco Agrupamentos de Escolas e nove associações locais para a implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Odemira, no ano lectivo de 2022/2023.

 

Segundo anunciou a Câmara de Odemira em nota de imprensa, as Atividades de Enriquecimento Curricular têm por objetivo garantir aos alunos do 1º ciclo do ensino básico uma oferta educativa e formativa gratuita, de inscrição facultativa, que se desenvolve ao longo do ano letivo, com diversidade de atividades de cariz cultural e lúdico, de complemento ao currículo e ocupação dos tempos não lectivos, representando para o Município de Odemira um investimento de cerca de 200 mil euros para o ano lectivo de 2022/23.

 

As atividades serão dinamizadas nas Escolas do 1º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Colos, de Odemira, de São Teotónio, de Sabóia e de Vila Nova de Milfontes, através de técnicos da ADA – Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, Associação Arco do Tempo, Associação Pró Artes de Sines / Escola das Artes do Alentejo Litoral, Banda Filarmónica de Odemira, CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto, Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, Piscos – Grupo Amador Teatro de Odemira e TIC-TAC – Associação para a Promoção dos Tempos Livres de Crianças e Jovens, bem como por técnicos da Biblioteca Municipal José Saramago.

 

Segundo revelou a autarquia odemirense, o “modelo das Atividades de Enriquecimento Curricular nas escolas inclui, pela primeira vez, a implementação de diferentes experiências aos alunos, durante períodos mais curtos, com o objetivo de diversificar e expandir a oferta de atividades nos anos letivos seguintes”.

 

O Município de Odemira “pretende que as atividades de enriquecimento curricular a desenvolver no concelho promovam a integração da comunidade escolar com os agentes locais nos domínios do território, artes e desporto, aproximem a ligação dos alunos à comunidade, indo ao encontro dos objetivos definidos nos projetos educativos dos Agrupamento de Escolas assim como das características das comunidades dos respetivos estabelecimento de ensino”.


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