Olivum recebeu delegação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura
Escrito por Admin RVidigueira em 22/06/2023
A Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal -, recebeu ontem, em Beja, uma delegação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), bem como representantes do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (EBRD) e do setor olivícola marroquino.
O objetivo, segundo revelou a Olivum em comunicado, foi “para apresentar e aprofundar a olivicultura do Alentejo”.
Segundo revelou a Olivum, esta deu a conhecer não só as suas melhores práticas de sustentabilidade, como o Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA), um projeto pioneiro a nível internacional.
A Olivum adianta ainda que no final de junho, “dar-se-á por terminada a primeira fase do PSAA, durante a qual foi criada uma plataforma de autoavaliação que permite ao produtor avaliar e garantir a sustentabilidade da sua produção”.
Será apresentada, no próximo dia 27 de junho, a segunda fase do Programa, que tem como objetivo utilizar e colocar estas ferramentas em prática, em contexto real, nos olivais e lagares.
Segundo a Olivum, o Programa “visa consolidar e otimizar o desempenho do setor olivícola, que se encontra em pleno crescimento, reforçando o seu papel no ambiente, na economia, na sociedade e na cultura da região do Alentejo e de Portugal”.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, por Gonçalo Moreira, da Olivum e coordenador do Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo.