Odemira já recebeu cerca de 100 pessoas oriundas da Ucrânia
Escrito por Admin RVidigueira em 24/03/2022
O Município de Odemira diz já ter recebido cerca de 100 pessoas vindas da Ucrânia, na sua maioria mulheres e crianças, sendo que já há menores integrados em escolas do concelho.
Segundo revelou a Câmara de Odemira, que diz estar a “acompanhar” a situação da guerra na Ucrânia, a maior parte destes cidadãos foram alojados no Colégio Nossa Senhora da Graça em Vila Nova de Milfontes, instituição que conta com o apoio do Município de Odemira, no âmbito de refeições e material escolar, estando a ser analisadas outras formas de apoio.
Em paralelo, há também vários cidadãos alojados com familiares e amigos da comunidade ucraniana residente no concelho.
A Câmara de Odemira explica ainda que está a “apoiar os refugiados que chegam ao concelho e os odemirenses que pretendem de alguma forma colaborar”, disponibilizando informação importante na página online do Município .
A autarquia diz ter criado uma área que centraliza e sistematiza informação sobre apoios e serviços para esta comunidade, contactos para registo e sinalização de necessidades, informação sobre pontos de recolha de bens de primeira necessidade, assim como de ofertas da comunidade ao nível de emprego e habitação.
Os cidadãos odemirenses que queiram manifestar o interesse para a receção de refugiados ucranianos, no âmbito do “Porta de Entrada” – Programa de Apoio ao Alojamento Urgente (Regime Excecional Ucrânia), podem recorrer ao formulário disponibilizado online, seja a nível empresarial (alojamentos turísticos, por exemplo) ou particular.