O mundo vai finalmente saber quanto mede o Evereste

Escrito por em 16/09/2020

A China e o Nepal uniram-se para medir a montanha mais alta do mundo, que fica na fronteira dos seus países e, de acordo com um entendimento de 2019, devem anunciar esta descoberta em conjunto. O anúncio estava previsto para este ano, mas foi adiado por causa da pandemia.

Em 2019, o Nepal enviou a sua própria equipa para o cimo da montanha. Já aexpedição da China, ocorreu em maio deste ano. Historicamente, os dois países divergem sobre a altura oficial do Monte Evereste, mas em 2010 concordaram em resolver as suas diferenças e trabalhar em conjunto.

Segundo o jornal The Guardian, todas as medições já efetuadas foram realizadas por investigadores dos Estados Unidos, Europa ou Índia, em vez dos países onde o Evereste realmente se situa.

Navin Manandhar, que ajudou a desenvolver a metodologia de medição, explicou ao Nepali Times que este trabalho “não foi fácil”, mas que é “um motivo de orgulho para o Nepal” e também “uma grande responsabilidade”, pois “o mundo inteiro aguarda ansiosamente o resultado”.

Em 1856, a altura do Evereste foi declarada pela primeira vez em 8840 metros pelo Great Trigonometric Survey (GTS) da Índia. Contudo, a montanha tem sofrido alterações e isso pode influenciar a sua altura atual.

Christopher Pearson, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, em entrevista ao Nepali Times, “a altura do Evereste está constantemente a mudar devido à atividade tectónica, da qual o terremoto Gorkha de 2015 é apenas a contribuição mais recente.”

Em 2019, uma equipa de topógrafos indianos apurou que o Evereste pode ter encolhido como resultado do devastador terramoto que em 2015 atingiu a região.

Ainda segundo o jornal nepalês, os dois países também usam pontos distintos do nível do mar como referência para as suas medições. A China usa o mar Amarelo, enquanto a localização do Nepal está mais perto da costa da Baía de Bengala.

Resta esperar para saber quantos metros são precisos subir para chegar ao topo do Evereste.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE