Municípios reuniram com secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional
Escrito por Admin RVidigueira em 07/07/2020
Os municipios que compôem a Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, reuniram-se na passada sexta-feira, por teleconferência, com o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.
Segundo a Cimbal em nota de imprensa, na reunião, cujo o objetivo foi “realizar um ponto de situação sobre a pandemia Covid19 no Baixo Alentejo”, estiveram também presentes a Presidente e o Vogal (nomeado pela CIMBAL) do Conselho de Administração da ULSBA e o Diretor Distrital de Beja da Segurança Social.
Segundo a Cimbal, considerando o momento atual, foi reforçado por parte dos intervenientes a “necessidade de manter todas as medidas de proteção indicadas pelos organismos oficiais, designadamente as respeitantes às Estruturas Residenciais para Idosos”.
Segundo a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, “a proteção aos idosos continua a ser prioridade máxima para os nossos autarcas”.
Foram ainda abordadas as consequências que a pandemia produz na economia do Baixo Alentejo e medidas mitigadoras.
Segundo a Cimbal, o Presidente da Câmara Municipal de Barrancos “questionou o Secretário de Estado sobre a forma como decorreu o processo de reabertura da fronteira Barrancos/Encinasola. O governante informou que nunca sentiu disponibilidade por parte das autoridades espanholas para uma abertura similar à de Mourão. E, considerando a necessidade de existir esse entendimento comum, de ambos os países, só agora foi possível proceder à sua reabertura, não obstante todas as diligências efetuadas pelo Município de Barrancos”.
As explicações foram deixadas por Jorge Rosa, presidente da Cimbal, que diz serem precisas “medidas de precaução e controle” nas entradas, quer de visitantes, funcionários e fornecedores, nos lares residênciais.
Por último, o Presidente do Conselho Intermunicipal efetuou um agradecimento ao Secretário de Estado, reconhecendo o seu papel fundamental de coordenação no terreno, da ação das entidades do poder central, com os municípios e a comunidade intermunicipal.