Município de Serpa realiza hoje Jornadas Europeias de Arqueologia
Escrito por Admin RVidigueira em 19/06/2020
A Câmara Municipal de Serpa realiza, hoje, no âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, uma sessão de conferências, on-line, de arqueologia, com o nome: “Estudos do Museu”.
A sessão tem início marcado para as 18.00 horas e vai ser apresentada por Miguel Serra, da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Serpa.
O primeiro tema a abordar será “Estudos do Museu” e às 18.20 horas falar-se-á sobre “Até que o bronze nos separe (Re)vendo o 3.º milénio a.n.e. do Cerro dos Castelos de São Brás (Serpa): o ponto da situação”, com Frederico Agosto, mestrando na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Às 18.25 horas o tema em destaque é “As placas votivas do sepulcro megalítico do Monte da Velha 2 (Vila Verde de Ficalho, Serpa): reusos e/ou reinterpretações?”, com Marco António Andrade, doutorando na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, UNIARQ-Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
Às 18.40 é a vez de falar sobre “O povoado da Misericórdia no contexto da Idade do Ferro da Margem Esquerda do Guadiana”, com Rui Monge, doutorando na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, UNIARQ-Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, que é apresentado.
Pelas 18.55 horas fala-se de «“Novos” patrimónios e patrimónios ausentes: uma moeda romana de Vale de Vargo e a lápide islâmica da Porta Nova (Serpa)”, novamente com Miguel Serra, da Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Serpa e do CEAACP-Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património, Universidade de Coimbra.
O debate está aberto a partir das 18.10 minutos e a sessão de encerramento tem lugar às 19.40 horas.