Mértola recebe cerimónia de lançamento da Estação Biológica com Comissária Europeia e Ministra da Coesão

Escrito por em 23/09/2022

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Mértola recebe esta tarde, pelas 15h, a comissária Europeia da Política de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para presidirem à cerimónia que assinala o Início das Obras de Requalificação da antiga EPAC – futura sede da Estação Biológica de Mértola.

Segundo anunciou a Câmara de Mértola, a Estação Biológica de Mértola – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (EBM) é uma unidade de valorização e de transferência tecnológica focada nas áreas da biologia ambiental e da biodiversidade, da agroecologia, da gestão de recursos silvestres e da cinegética.

De acordo com a autarquia mertolense o objectivo principal é “apoiar e promover a investigação científica e a transferência de tecnologia de suporte a estratégias de transição (agro)ecológica, com enfoque na regeneração dos ecossistemas, particularmente, os situados em contextos de baixa densidade, de clima semiárido e árido mediterrânico, vulneráveis aos fenómenos da desertificação e das alterações climáticas”.

Segundo explicou a Câmara de Mértola o projeto resulta de uma parceria entre o Município e o CIBIO InBio – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, está integrado numa candidatura ao Portugal 2020 que prevê o apoio à reabilitação do edifício dos antigos Silos da EPAC em Mértola, edifícios que acolherão os laboratórios, áreas de co-working e as áreas sociais da Estação Biológica de Mértola.

A autarquia mertolense esclarece ainda que foi criada em abril de 2022 a Associação sem fins lucrativos, Estação Biológica de Mértola que integra além do Município de Mértola e do CIBIO, a Universidade do Porto e a EDIA S.A. A EBM já a funcionar em instalações provisórias cedidas pelo Município de Mértola, e que desenvolve, deste então, um conjunto de projetos e colaborações com várias entidades do setor académico e empresarial.

As explicações são de Mário Tomé, presidente da Câmara Municipal de Mértola, que fala de um projeto que extravasa as fronteiras do concelho.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE