Mértola quer recuperar Lebre Ibérica e Coelho Bravo
Written by Admin RVidigueira on 24/07/2023
A Câmara Municipal de Mértola quer recuperar a Lebre ibérica e o Coelho bravo no concelho.
A Câmara de Mértola anunciou em nota de imprensa a criação do Projeto de Recuperação da Lebre-Ibérica e do Coelho Bravo, com o objetivo de “defender” a marca de “Capital Nacional da Caça”.
A autarquia refere que “nos últimos anos as doenças afetaram drasticamente as populações de coelho-bravo e da lebre-ibérica por todo o país e, consequentemente, numa área significativa do concelho de Mértola”.
A Câmara de Mértola diz ter “definidas algumas estratégias para o setor da caça, no sentido de encontrar soluções para alguns dos problemas graves que o setor atravessa.
A autarquia explica que “está a implementar no imediato”, uma parceria estratégica com uma empresa especializada em criação de coelho-bravo e lebre ibérica.
O denominado PRLIC – Projeto de Recuperação de Coelho-bravo e Lebre-ibérica, segundo a Câmara de Mértola assenta em quatro fases. A primeira, para “criar condições físicas em 4 parques que se situam na Zona de Caça Municipal”, a segunda, “colocar os animais (coelho-bravo e lebre-ibérica) dentro dos parques”, a terceira, “repovoar a Zona de Caça Municipal com os animais criados nesses parques e por último “replicar este mesmo modelo, nas outras zonas e caça do concelho de Mértola que sintam a necessidade de aumentar os seus efetivos de coelho-bravo e lebre-ibérica.
A autarquia pretende também iniciar um “projeto similar”, com o foco na Perdiz-vermelha.
As explicações são de Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola