Hospital de Beja com 23 profissionais infetados com a covid-19 e dois doentes mortos
Escrito por Admin RVidigueira em 06/11/2020
Segundo informou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, “são, atualmente, 23 os casos de infeção por covid-19 entre profissionais de saúde do Hospital José Joaquim Fernandes, Beja. Trata-se de 13 Enfermeiros e 7 Assistentes Operacionais e 3 Técnicos Superiores, que foram colocados, de imediato, em isolamento no domicílio”.
De acordo com a ULSBA, “a avaliação efetuada pela Unidade de Saúde Pública, determinou a colocação em vigilância ativa de 75 profissionais de saúde (38 Enfermeiros, 24 Assistentes Operacionais, 9 Médicos, 1 Assistente Técnico, 1 Farmacêutico e 2 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica )”.
Dois dos doentes infetados neste segundo surto de covid-19 no hospital de Beja morreram e o número total de infeções subiu para 31, disse à Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
Conceição Margalha confirmou a existência de mais sete casos de infeção relacionados com o surto, sendo cinco de profissionais de saúde – três enfermeiros e dois técnicos superiores – e dois de doentes internados.
Com a confirmação de mais sete casos, subiu de 24 para 31 o número total de infetados no surto, que inclui 23 profissionais de saúde e oito doentes, dois dos quais morreram, precisou.
Os serviços em causa adaptaram o seu modo de funcionamento a esta realidade, atendendo ao número de profissionais ausentes em vigilância ativa, não se tendo procedido ao encerramento de qualquer serviço ou camas de internamento.
A ULSBA diz estar a seguir todas as orientações da Unidade de Saúde Pública no que respeita ao acompanhamento e testagem dos profissionais que se encontram em vigilância ativa.
As cirurgias programadas com internamento estão a ser gradualmente retomadas, segundo informou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, que apela e reforça a importância do distanciamento físico, higienização das mãos e uso de máscara de proteção.