Hoje assinala-se o Dia Mundial da Criança

Escrito por em 01/06/2020

O Dia Mundial da Criança assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas. O objectivo da data comemorativa é chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de Novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de Novembro), mas no ano de 1989, foi adoptada pela Assembleia-Geral da ONU a Declaração dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou a 21 de Setembro de 1990.

Entre os direitos universais da criança estão o direito à vida e à liberdade; o direito de protecção contra a violência doméstica; o direito à igualdade, independentemente da sua cor, sexo, religião, origem social ou nacionalidade; o direito à protecção pela família e pela sociedade; o direito a ter um nome e uma nacionalidade; o direito à alimentação e ao atendimento médico; o direito a educação e à educação especial para as crianças portadoras de dificuldades físicas ou mentais; o direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade; e o direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas pela sociedade.

No entanto, ainda hoje estão por cumprir muitos dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança. De acordo com a Unicef, só nos países ditos desenvolvidos há 30 milhões de crianças em extrema dificuldade. Um número que não devemos esquecer, apesar desta data ser de alegria, de brincadeira e de partilha.

Um pouco por todo o país, a data está a ser assinalada pelos municípios com actividades maioritariamente online.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE