Governo reforçou equipas devido ao agravamento do risco de incêndio rural
Written by Admin RVidigueira on 10/05/2022
A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, autorizou ontem, a ativação de um reforço máximo de 100 equipas de combate a incêndios, entre as 00h00 desta terça-feira e as 23h59 do dia 14 de maio, para fazer face ao “agravamento do risco de incêndio rural”.
Segundo o Ministério da Administração Interna em comunicado enviado à nossa redação, a decisão resultou do pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que elevou o Estado de Alerta Especial do Dispositivo para o nível Amarelo, na sequência das previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Segundo a tutela, estarão em Alerta Amarelo os meios colocados nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu.
O Ministério da Administração Interna (MAI) “recomenda a todos os cidadãos a adequação dos comportamentos face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução”.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil os os indices de risco de incêndio estão elevados a muito elevados, em especial no interior Norte, Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), e vão agravar progressivamente nos próximos dias.