GNR promove Operação Censos Sénior 2024

Escrito por em 02/10/2024

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar até 15 de Novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2024”.

Segundo anunciou a GNR, em comunicado, a operação, no âmbito do policiamento comunitário, “visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança”.

Segundo revelou a Guarda Nacional Republicana, as ações estão enquadradas no período em que ocorre a celebração do Dia internacional do Idoso, e onde os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário distribuídos por todo o País, “vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas”.

O objetivo “visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”.

A GNR refere, que vai prolongar o período da operação, “uma vez que se continua a revelar fundamental alertar as pessoas idosas para os procedimentos de autoproteção em situações de violência, burlas, conto do vigário e furto em residências, assim como prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool e combater o isolamento social, identificar cuidadores informais e capacitação de adultos para utilização da internet”.

Na edição de 2023 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 3230 idosos no distrito de Beja.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE