EDIA instalou nova sinalética em Alqueva
Written by Admin RVidigueira on 22/09/2023
A EDIA instalou nova sinalética na albufeira de Alqueva.
Segundo anunciou a EDIA, a nova sinalética é fruto de um projeto executado pela ATLA – Associação Transfronteiriça Lago Alqueva, em parceria com a EDIA, assinalando a velha Aldeia da Luz, o Castelo da Lousa e o local original do Cromeleque do Xerez.
Segundo explicou a EDIA, “as três localizações ficaram submersas pelas águas da albufeira de Alqueva na sequência do encerramento das comportas da barragem, tendo sido alvo de diferentes ações de minimização e compensação de impactes”.
A velha aldeia da luz foi reinstalada, tendo sido construída de raiz uma nova aldeia, mudados os seus cerca de 400 habitantes e transladado o cemitério.
O Castelo da Lousa (séculos I a.C. e I d.C.) foi salvaguardado através da consolidação da sua estrutura, que foi selada com uma cobertura composta por sacos de geotêxtil.
O Cromeleque do Xerez (4.º a 3.º milénio a. C.) foi alvo de uma operação de salvaguarda, tendo sido relocalizado nas imediações do Convento da Orada, na aldeia do Telheiro.
Segundo a Empresa de Desenvolvimento das Infraestruturas de Alqueva, quem “navegar nas águas da albufeira de Alqueva pode já ver a sinalética e ficar a saber não só o local preciso das localizações referidas, antes do enchimento da albufeira de Alqueva, mas também poderá recolher informação através da app Alqueva disponível no Google Play e App Store”.