DRA do PCP afima que situação social na região está a “degradar-se”
Written by Admin RVidigueira on 22/10/2020
A Direcção Regional do Alentejo do PCP (DRA) reuniu na passada segunda-feira, e “analisou a recente evolução da situação política e social no plano nacional e regional, os desenvolvimentos da luta de massas, a acção, intervenção e iniciativa política do Partido na região e as tarefas do PCP para os tempos mais próximos”.
Segundo a direção regional do Alentejo do PCP em comunicado, há um “agravamento da situação económica e social com o desemprego a crescer, a quebra de rendimentos a acentuar-se, a falência de micro e pequenas empresas a aumentar, traços que no Alentejo ainda são mais graves, ao mesmo tempo que se verifica uma brutal e inaudita ofensiva contra os direitos individuais e colectivos dos trabalhadores e a tentativa de limitar direitos e liberdades democráticas”.
A Direcção Regional do Alentejo do PCP (DRA) salienta que na Região o impacto da Covid 19, confirma que os efeitos económicos e sociais não atingem todos por igual, afirmando que é nos 5 concelhos do Litoral Alentejano que se regista o segundo maior aumento do desemprego a nível nacional (69%).
A DRA do PCP sublinha, que” a manter-se a actual tendência a situação social na Região tende a degradar-se, acentuando-se ainda mais as assimetrias e défices regionais”.
Em comunicado, a DRA do PCP diz ter analisado o resultado do “simulacro eleitoral para a CCDRA sublinhando que o candidato eleito não contou com o apoio da maioria do colégio eleitoral, registando uma votação abaixo dos 40%”.
Para o PCP, “a forma como decorreu o processo, desde a sua marcação ao posicionamento dos candidatos confirmou que se tratou de uma mascarada que não corresponde ao que é necessário para a região”.
A DRA do PCP “entende que a Estratégia Regional para o Alentejo que está a ser definida para o período 2030, não corresponde às necessidades da região, tornando-se imperiosa uma rotura com a política que tem vindo a ser seguida, aproveitando os recursos e potencialidades existentes, alargando o debate na sua definição e mobilizando vontades e energias”.
A DRA do PCP que decidiu marcar para dia 11 de Dezembro em Cuba a Conferência “O Alentejo tem futuro”.
As explicações são de João Dias Coelho, responsável da Direção Regional do Alentejo do PCP.