Distrital de Beja do PSD reuniu com Santa Casa da Misericórdia de Serpa
Written by Admin RVidigueira on 21/10/2020
A Comissão Politica Distrital do PSD de Beja, juntamente com o Deputado Cristóvão Norte estiveram reunidos em Serpa, na semana passada com o Provedor e a Vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa.
Segundo a distrital de Beja do PSD em comunicado, os objetivos desta reunião foram, “tomar conhecimento da situação atual do Hospital de São Paulo, do serviço de urgência e do protocolo celebrado entre o estado Português e a Santa Casa da Misericórdia de Serpa no que concerne à gestão do Hospital de São Paulo”.
A distrital de Beja do PSD diz ter tido conhecimento, de um pedido de audição parlamentar da ULSBA e da ARS Alentejo por parte do PCP no seguimento de uma informação de que o serviço de urgência (SU) iria encerrar no período noturno.
Segundo o PSD, o Provedor confirmou “que esta informação é falsa e que se deveu a um documento interno que visava apenas e exclusivamente a reorganização do atendimento ao público em horário noturno, consequência da pouca afluência, que se agravou em tempo de pandemia”.
Segundo a distrital de Beja do PSD, o “Provedor confirmou ainda que sob a sua gestão o serviço de urgência nunca será encerrado e que a assinatura do protocolo com o estado Português em 2015 evitou o encerramento do hospital, ficando a Santa Casa da Misericórdia responsável por manter o mesmo nível de serviço com 25% menos do orçamento disponível”. “Sendo que o ministério da saúde tem protocolado o ressarcimento por cada ato médico praticado no Hospital, com a baixa afluência em tempo de pandemia e o deficiente encaminhamento por parte dos médicos de família e da ULSBA para as consultas de especialidade, causam sérios constrangimentos ao normal funcionamento do Hospital”.
A comissão politica distrital do PSD de Beja, diz ter ficado a saber por parte da direção da Santa Casa da Misericórdia que “existe a necessidade de se rever o protocolo assinado em 2015 com a ULSBA no sentido de o aproximar da realidade atual e que a edilidade não participa ativamente nas reuniões com a ARS Alentejo onde são discutidas as questões de saúde pública do concelho”, não tendo ainda reunido com a atual direção para debater quer as questões do Hospital ou sequer das outras valências da Santa Casa em Serpa.
As explicações são de José Damião, vice-presidente da Comissão Politica Distrital de Beja do PSD.