Distritais de Beja e Évora do PSD reclamam apoios para os agricultores
Escrito por Admin RVidigueira em 27/05/2022
As distritais de Beja e Évora do PSD afirmam que os agricultores continuam à espera do apoio aos custos com a eletricidade, aprovado há mais de um ano.
Em comunicado conjunto, as estruturas do PSD, afirmam que, “passado mais de um ano sobre a aprovação desta medida, os agricultores e produtores pecuários continuam à espera do apoio, que podia chegar a uma redução de 20% na fatura da electricidade”.
De acordo com o PSD, “nada foi publicado sobre a regulamentação, modelos de apresentação da candidatura ou formulários”, sendo que no passado dia 24 de Maio, “após denúncia desta situação, é que o governo assinou o despacho sobre este apoio”.
O PSD afirma que o setor “enfrenta diversas dificuldades” devido aos aumentos dos custos de produção, nomeadamente a energia, podendo ser “um apoio efetivo e com impacto na tesouraria de muitas explorações”.
Para as Comissões Políticas Distritais do PSD de Beja e Évora “é bastante evidente que a atuação do Governo passa pela inatividade, aguardando que o setor encontre outras soluções, na maioria dos casos contraindo dívidas ou fechando a actividade”.
As Comissões Políticas Distritais do PSD de Beja e Évora “desafiam o Ministério da Agricultura a apresentar medidas efetivas que respondam às necessidades do setor, como seja, por exemplo, a redução da carga fiscal do gasóleo agrícola e a pôr em prática o que AR já aprovou de forma que as medidas cheguem efetivamente aos produtores agrícolas”.
As explicações são de Gonçalo Moreira, da seção de agricultura da distrital de Beja do PSD, que fala em “inatividade” do Governo, dizendo que este apoio “vêm muito tarde”.
Gonçalo Moreira