Cuba aprova “maior orçamento de sempre”
Escrito por Admin RVidigueira em 05/01/2021
A Câmara de Cuba aprovou um orçamento de 9.156.825 euros para o ano de 2021.
Segundo a Câmara de Cuba em nota de imprensa, este “é o maior orçamento de sempre na autarquia de Cuba, correspondendo a um acréscimo na ordem dos 18,8%, relativamente ao ano de 2020”.
De acordo com a Câmara de Cuba, esta evolução deriva do lançamento de empreitadas subjacentes aos projetos cofinanciados por fundos comunitários e nacionais, que terão no ano de 2021, previsivelmente, uma grande parte da respetiva execução, nomeadamente a conclusão das empreitadas de reabilitação da Rua Serpa Pinto, da Estrada da Circunvalação, da 1º de Maio, do Largo da Estação, dos Espaços Desportivos da Escola Profissional de Cuba e do Campo de Futebol de Faro do Alentejo (obras com grande impacto na área do desporto e da formação desportiva), bem como o início da construção do Ecoparque do Alentejo Central (um forte investimento na área do Turismo), da Reabilitação do Jardim dos Combatentes em Cuba e dos Centros Culturais de Vila Alva e de Vila Ruiva.
Ainda neste âmbito, existirão também requalificações segundo a autarquia cubense, “bastante importantes nas freguesias, nomeadamente as Requalificações das entradas de Albergaria dos Fusos e de Vila Alva, da Praça de Faro do Alentejo e a Reabilitação da zona dos tanques de Vila Ruiva (esta última é uma obra da Junta de Freguesia de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos que conta com o apoio financeiro do Município)”.
Para além da grande fatia do orçamento atribuída à execução das obras, o orçamento da autarquia de Cuba para 2021 prevê também um reforço financeiro nas áreas da Ação Social e da Saúde, continuando a existir uma forte aposta nos Apoios Sociais e no Programa de Emergência Social, bem como nos projetos já implementados, contemplando a criação de novas medidas de apoio, perspetivando-se uma crise social decorrente da pandemia e da crise económica provocada por esta. A par disso, a grande intervenção nesta área, passará pela reabilitação dos imóveis afetos a arrendamento social e ao arrendamento a preços controlados, estando prevista a realização das intervenções necessárias a melhorar o conforto e a habitabilidade dos imóveis, assim como a melhorar a sua eficiência energética.
Já na área da Educação, mantem-se o reforço do investimento que começou a ser materializado ao longo do ano de 2020, nomeadamente na requalificação física dos edifícios escolares, na construção de estruturas de apoio, nas condições de conforto dos alunos e profissionais, na aquisição de equipamentos, no apoio socio educativo às famílias e nos transportes escolares.
Na Cultura, o Município de Cuba, “prevê realizar o investimento programado para esta área em 2021 nas condições de normalidade. Contudo, não o sendo possível, assume-se o compromisso de manter as iniciativas planeadas adaptando-as às circunstâncias como forma de reconhecer a importância da cultura para o desenvolvimento de um Povo”.
A Câmarta de Cuba tem “prevista” a realização do Festival do Caracol – que na impossibilidade da sua realização em 2020 transitou para 2021 – da Feira do Cante e das Tradições, da Feira do Livro, da Feira Anual de Cuba e dos eventos das freguesias que contam com apoio financeiro do Município: Vila Ruiva Medieval; Feira da Caça, da Pesca e do Mundo Rural de Faro do Alentejo; e “Provando o Tareco” em Vila Alva.
As explicações são de João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, que refere um orçamento com uma “grande componente na reabilitação urbana”.
João Português, espera ainda poder realizar todos os grandes eventos culturais do concelho em 2021, anunciando ainda assim em primeira mão, o cancelamento do Carnaval.