Conselho de Administração da ULSBA reúne esta manhã com médicos demissionários
Escrito por Admin RVidigueira em 19/01/2022
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo reúne esta manhã, pelas 9.30h, com os médicos Chefes de Equipa do Serviço de Urgência da ULSBA, que ontem apresentaram o seu pedido de demissão.
Em comunicado, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo diz ter tomado “conhecimento pela comunicação social do pedido de demissão do cargo de Chefes de Equipa do Serviço de Urgência da ULSBA e do pedido de reunião por parte destes médicos”.
Recorde-se que, doze chefes de equipa das urgências do hospital de Beja, demitiram-se, alegando não terem condições para tratar dos doentes com qualidade e segurança, sobretudo devido à falta de médicos e sobrecarga de trabalho.
Os 12 chefes de equipa de Medicina Interna consideram que “as condições atuais não permitem assegurar cuidados aos doentes com a qualidade e segurança devidas” no Serviço de Urgência (SU) do hospital de Beja, gerido pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
Os especialistas apresentaram a demissão dos cargos “até que seja feita uma reavaliação da situação” do SU, “com resolução da carência de recursos humanos médicos e reapreciação das competências dos chefes de equipa”.
Os médicos referem que a decisão de apresentarem a demissão foi tomada agora “em virtude de uma situação ‘arrastada’ de declínio das condições de trabalho e de organização” do SU, “para a qual foi solicitada a atenção do conselho de administração” da ULSBA, “por inúmeras vezes, sem qualquer resposta efetiva”.