Congresso Ibérico de Defesa do Montado debate fileira

Escrito por em 15/06/2022

O IV Congresso Ibérico de Defesa do Montado tem lugar esta quarta e quinta-feira, em Badajoz, sob o mote “O futuro depende da nossa capacidade de adaptação”.

Segundo anunciou a Associação de Defesa do Património de Mértola, com mais de 40 oradores, esta nova edição pretende ser um espaço privilegiado para gestores, proprietários, técnicos e investigadores, de Portugal e Espanha.

Esta quarta-feira, as sessões plenárias decorrem no salão Portalegre da IFEBA (espaço de feiras de Badajoz), dividida em 4 temas: Como adaptar o Montado às alterações climáticas; Valorização ambiental e oportunidades para o Montado; Inovação na gestão e na comercialização; e Os novos desafios da política pública no Montado.

Em paralelo, existirão duas áreas de exposição onde se apresentam os resultados da investigação desenvolvida na Península Ibérica sobre o Montado e permite também a apresentação de iniciativas empresariais ou institucionais relacionadas com este setor.

Amanhâ, o dia é  dedicado inteiramente à visita de campo, na Finca La Rinconada, próximo de Mérida, para observação da aplicação de diversas medidas e novas tecnologias associadas à gestão dos Montados.

Esta edição do Congresso, uma organização conjunta entre a ADPM, CICYTEX, FEDEHESA, UEx, INIAV, ICNF, UÉvora, Junta de Andalucia e ADENEX, corresponde à jornada final do projeto LIFE Montado-Adapt, que desde 2016 reúne 17 parceiros dos dois lados da fronteira ibérica, para testar soluções ao nível das explorações, que permitam reduzir a vulnerabilidade dos Montados (e Dehesas) que advêm dos cenários climáticos previstos e atenuar os seus impactos sociais, económicos e ambientais.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE