Concurso para requalificar Museu Regional de Beja foi reforçado
Written by Admin RVidigueira on 26/02/2021
O concurso público da Associação Portas do Território, com vista à requalificação do Museu Regional Rainha Dona Leonor de Beja ficou “deserto” à primeira.
A revelação foi de Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, que na sua página de Facebook, deu conta de que a “CCDRA e a Direção Regional de Cultura do Alentejo já garantiram o aumento do financiamento de forma a que se possa relançar o concurso por um valor no ordem de 1.450.000,00 euros”.
O concurso para as obras de requalificação do Museu, foi publicado a 8 de janeiro de 2021, com um valor de 985 mil euros, com financiamento por fundos a 75%, e com compartição nacional complementar de 20% pela Câmara Municipal de Beja e de 5% da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA).
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Beja, “por aqui se percebe que os 600.000,00 euros de que anteriormente a CIMBAL, que era titular do Museu, dispunha… davam para muito pouco”.
Segundo o autarca, a Câmara de Beja, “apesar do reforço do valor do concurso em cerca de 450.000,00 euros, mantém a dotação/participação que já detinha, comparticipado as obras 240.000,00 euros”.
Porque o Museu pode e deve ser um elemento central do património edificado do concelho, com melhores condições face aquelas que atualmente oferece.