Concelhia de Beja do PCP quer médicos de familia nas freguesias
Written by Admin RVidigueira on 15/02/2023
Concelhia de Beja do PCP quer médicos de família nas freguesias.
Segundo a comissão concelhia de Beja do PCP, que cita os dados da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, no centro de saúde de Beja existem 8252 utentes sem médico de família, o que corresponde a cerca de 38% dos utentes inscritos.
Segundo o PCP, “nos últimos tempos várias extensões de saúde ficaram sem médico de família, como são exemplos as freguesias de Albernoa, Beringel, Mombeja e Trigaches” e “várias localidades do concelho não têm médico nem serviços de enfermagem”, aos quais segundo o PCP, acresce “o adiamento das obras da 2ª Fase do Hospital de Beja, a falta de valências e equipamentos essenciais para os cuidados e exames de rotina da população”.
“O PCP saúda as lutas desenvolvidas pelas populações do Concelho por mais médicos nas freguesias, pelo início da construção da 2ª fase do Hospital de Beja, pela contratação de mais enfermeiros e auxiliares e por mais valências e serviços”.
O PCP “apela às populações do concelho e aos profissionais de saúde que continuem a luta pela defesa dos seus direitos e pela defesa do SNS”.
Manuel Oliveira, da concelhia de Beja do PCP, afirma que o SNS está num “momento muito critico” em termos de capacidade de resposta, dizendo haver cerca de 8000 utentes sem médico de família no concelho de Beja.
Manuel Oliveira