Coletivo Beja Aberta realiza primeira reunião

Escrito por em 15/11/2024

A Comissão Promotora do coletivo Beja Aberta realiza esta sexta-feira, pelas 18h, a sua primeira reunião, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Beja.
Em comunicado enviado às redações a Comissão Promotora, afirma que “Beja é uma cidade que se encontra num estado crítico de deterioração física e cultural a cada dia que passa”.
Segundo o coletivo Beja Aberta, “à desertificação do centro histórico associam-se vários outros sintomas da doença de que padece, que vão da cultura à habitação, passando pelas lacunas nas acessibilidades a servir toda a população”.
No aspeto cultural, o coletivo Beja Aberta, aponta “uma situação confrangedora, onde o que transparece são atividades desinseridas de um plano cultural com objetivos, pensado e gizado em discussão com a população e os agentes culturais que habitam a cidade”.
O coletivo sublinha, em comunicado que, Beja “não tem papel relevante no desenvolvimento da região”, e “perde de forma continuada valências como centro administrativo e vive à margem quer das políticas rodoviárias e ferroviárias definidas pelo poder central, com isto se isolando do país e do mundo”.
O coletivo, aponta ainda que, “Beja possui um ensino superior politécnico que, no entanto, funciona de costas viradas para a cidade, realidade impeditiva do desabrochar de sinergias capazes de potenciarem a sua vida cultural, social e económica”.
O coletivo Beja Aberta, aponta também, a “insensibilidade social e cultural com que os poderes públicos tratam as minorias étnicas que a habitam, da comunidade cigana às que estão ligadas ao movimento migratório”.
Este movimento diz ser “tempo de acordar e refletir sobre esta realidade”, apontando esta reunião aberta, com o objetivo de “promover a discussão pública sobre o presente e o futuro de Beja, contribuindo para a construção de uma ideia de cidade e de concelho, guia orientador de uma ação de mudança e de afirmação política, cultural, económica e social deste território”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE