CIMBAL solidária com Câmara de Mértola contra o abastecimento de água ao Algarve

Escrito por em 10/07/2024

Já terminou a consulta pública do projeto de captação de água do rio Guadiana no Pomarão (concelho de Mértola) para abastecimento ao Algarve, através de uma conduta adutora até à Albufeira de Odeleite, que mereceu os pareceres negativos da Câmara Municipal de Mértola e da Associação de Municípios para a gestão da Água Pública do Alentejo.

O Conselho Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, aprovou na última reunião, “o seu total apoio à Câmara Municipal de Mértola”, nesta questão.

A CIMBAL justifica esta tomada de posição, afirmando que “ o concelho de Mértola é um dos territórios mais suscetíveis à desertificação, marcado pelo clima semiárido e vulnerável às alterações climáticas”, sendo que a “baixa densidade demográfica e dispersão da população no território dificulta o abastecimento de água nalgumas localidades”.

A CIMBAL refere ainda que o “concelho debate-se com escassez de água e elevado stress hídrico, agravados por períodos de seca mais prolongados”, sublinhando que “muitas das localidades são abastecidas com recurso a captações subterrâneas”, e “por largos períodos o único recurso para o abastecimento público são os transportes frequentes com utilização de auto-tanque”.

O Conselho Intermunicipal da CIMBAL “exorta todos os envolvidos a procurar condições para o abastecimento público de água às localidades da freguesia do Espírito Santo (concelho de Mértola), a partir do projeto proposto ou de outras soluções técnica e financeiramente mais convenientes”, declarando o “seu total apoio e solidariedade à Câmara Municipal de Mértola e aos seus munícipes”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE