Cimbal reuniu com ministro das Infraestruturas e Habitação
Written by Admin RVidigueira on 17/02/2021
O presidente da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Jorge Rosa reuniu com recurso a teleconferência, na passada segunda-feira, com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.
Segundo a Cimbal em nota de imprensa, em discussão, nesta reunião estiveram vários temas relacionados com a habitação e as acessibilidades físicas e digitais.
Segundo revelou a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, “sobre as acessibilidades digitais, foi transmitido ao presidente da CIMBAL que o ministério já identificou esta necessidade e que pretendem fazer os investimentos necessários em infraestruturas que cubram todo o Alentejo com fibra ótica”.
Em declarações na Rádio Vidigueira, Jorge Rosa, presidente da CIMBAL afirma que a região está “muito mal servida e deficitária” em termos de acessibilidades digitais.
No que diz respeito às acessibilidades rrodoviárias, segundo revela a CIMBAL, o “PNI 2030 tinha prevista a execução do IP8, até Beja. Com recurso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, está garantida a finalização deste troço até junho de 2026”.
Também a Circular a Aljustrel já tem destinada verba, com a obra a ser realizada no âmbito do Plano Nacional de Investimentos;
A CIMBAL dá nota ainda de que a Infraestruturas de Portugal está a “proceder a manutenções e requalificação de estradas nacionais tendo várias intervenções programadas para o Baixo Alentejo”, com o ministro a registar ainda “as pretensões da ligação de Beja a Vila Verde Ficalho (fronteira) e do IC 27”.
Em relação à ferrovia, segundo revelou a CIMBAL em nota de imprensa, o ministro Pedro Nuno Santos informou que o “troço Casa Branca – Beja já está previsto no PNI, com a obra a ser realizada em 2025, e já com verba certa”.
No que diz respeito ao troço Beja – Funcheira está a ser feito o estudo de viabilidade, e são de opinião que se deve fazer esta obra, pelo que deverão avançar com o projeto para a obra.
Por fim a CIMBAL revela ainda que foi tema da reunião o Aeroporto de Beja e nas “necessidades de boas ligações, e no facto do país ter em Beja uma excelente infraestrutura à disposição”.
As explicações são de Jorge Rosa, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.