Cimbal reuniu com ministro das Infraestruturas e Habitação

Escrito por em 17/02/2021

O presidente da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Jorge Rosa reuniu com recurso a teleconferência, na passada segunda-feira, com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Segundo a Cimbal em nota de imprensa, em discussão, nesta reunião estiveram vários temas relacionados com a habitação e as acessibilidades físicas e digitais.

Segundo revelou a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, “sobre as acessibilidades digitais, foi transmitido ao presidente da CIMBAL que o ministério já identificou esta necessidade e que pretendem fazer os investimentos necessários em infraestruturas que cubram todo o Alentejo com fibra ótica”.

Em declarações na Rádio Vidigueira, Jorge Rosa, presidente da CIMBAL afirma que a região está “muito mal servida e deficitária” em termos de acessibilidades digitais.

Jorge Rosa

No que diz respeito às acessibilidades rrodoviárias,  segundo revela a CIMBAL, o  “PNI 2030 tinha prevista a execução do IP8, até Beja. Com recurso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, está garantida a finalização deste troço até junho de 2026”.

Também a Circular a Aljustrel já tem destinada verba, com a obra a ser realizada  no âmbito do Plano Nacional de Investimentos;

A CIMBAL dá nota ainda de que a Infraestruturas de Portugal está a “proceder a manutenções e requalificação de estradas nacionais tendo várias intervenções programadas para o Baixo Alentejo”, com o ministro a registar ainda “as pretensões da ligação de Beja a Vila Verde Ficalho (fronteira) e do IC 27”.

Em relação à ferrovia, segundo revelou a CIMBAL em nota de imprensa, o ministro Pedro Nuno Santos informou  que o “troço Casa Branca – Beja já está previsto no PNI, com a obra a ser realizada em 2025, e já com verba certa”.

No que diz respeito ao troço Beja – Funcheira está a ser feito o estudo de viabilidade, e são de opinião que se deve fazer esta obra, pelo que deverão avançar com o projeto para a obra.

Por fim a CIMBAL revela ainda que foi tema da reunião o Aeroporto de Beja e nas “necessidades de boas ligações, e no facto do país ter em Beja uma excelente infraestrutura à disposição”.

As explicações são de Jorge Rosa, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

Jorge Rosa

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE