CIMBAL integra projeto europeu de adaptação às alterações climáticas
Written by Admin RVidigueira on 26/01/2023
A CIMBAL integra projeto europeu de adaptação às alterações climáticas.
Segundo revelou esta quinta-feira, em nota de imprensa, a CIMBAL, é uma das regiões parceiras no projeto europeu RESIST – Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology, que conta com a participação de 56 parceiros (de 15 países) e um investimento total de 26 milhões de euros (mais de 5,6 milhões de euros para Portugal).
Segundo a CIMBAL, entre os 56 parceiros europeus do consórcio integram associações europeias, grupos de investigação sobre alterações climáticas, agências de Inovação, organizações de comunicação e um fundo de capital de risco, “por forma a que as soluções inovadoras resultantes possam ser validadas e alavancadas entre os cidadãos, promovendo a disseminação e exploração sustentável dos resultados para o mercado”.
O projeto, cujo evento de lançamento decorreu nos dias 17 e 18 de janeiro, em Coimbra, promove projetos demonstradores no âmbito da missão dedicada à adaptação às alterações climáticas do programa Horizonte Europa da Comissão Europeia.
Segundo a CIMBAL, “com o objetivo de acelerar a transformação e aumentar a capacidade de adaptação de 12 regiões europeias vulneráveis às alterações climáticas, o projeto RESIST, coordenado pelo SINTEF e em colaboração com o INOVA+, apoiará doze regiões da UE nos seus esforços de promover a resiliência contra os impactos das alterações”.
O Sudoeste da Finlândia, a Dinamarca Central, a Catalunha e o Centro de Portugal serão as regiões pioneiras que irão testar soluções de adaptação para os principais desafios relacionados com o clima.
Cada uma dessas quatro regiões será́ geminada com duas outras regiões com características biofísicas semelhantes. A região do sudoeste da Finlândia trabalhará com a Normandia (França) e a Macedónia Oriental (Grécia); a região da Dinamarca Central com Blekinge (Suécia) e Zemgale (Letónia); a região da Catalunha com Puglia (Itália) e Baixo Alentejo (Portugal), e a região Centro de Portugal com Vesteralen (Noruega) e Extremadura (Espanha).
Segundo a CIMBAL , um dos demonstradores deste projeto será, desenvolvido na Região do Baixo Alentejo, sendo este “focado na implementação de sistemas de aviso e alerta tendo em conta os impactos e vulnerabilidades do território já identificadas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do baixo Alentejo – PIAACBA”.
As explicações foram deixadas por Fernando Romba, primeiro secretário da CIMBAL, que fala num projeto onde se pretende “aproveitar o know how de outros países e regiões”.
Fernando Romba