Chega defende Aeroporto de Beja
Escrito por Admin RVidigueira em 26/01/2022
Candidatura do Chega saiu em defesa do Aeroporto de Beja.
Em comunicado a candidatura do Chega em Beja, fala no Aeroporto de Beja como um dos exemplos “gritantes” que “tem ficado por explorar, muito devido ao desinteresse e falta de visão de futuro dos nossos representantes políticos”.
Segundo o Chega, “quando muito se fala na construção de um novo aeroporto no Montijo para aliviar a pressão sobre o aeroporto da Portela”, o Aeroporto de Beja tem sido “descartado como solução”.
Para o Chega, a distância a Lisboa tem sido apontada como um entrave, o que “não faz qualquer sentido se houver uma boa resposta em vias de comunicação rodoviárias e ferroviárias”.
O Chega aponta ainda como valências do Aeroporto de Beja, as “características únicas a nível nacional e internacional, devido a sua favorável localização, fora dos centros urbanos e às dimensões da Pistas de aterragem”.
Para a candidatura do Chega, o Aeroporto de Beja “necessita de um projeto e operação com destaque para a oferta e procura de serviços pelos operadores à escala global, para integrar transporte de passageiros e um hub de carga, também com operação logística hub-and-spoke”.
O Chega defende que o “Aeroporto Internacional de Beja tem de integrar o programa céu único europeu num contexto de Aeroporto Internacional de Resiliência a todos os Aeroportos Internacionais Portugueses e quaisquer outros da Europa, Ásia, África, Estados Unidos, no espaço aéreo Nacional, uma vez que ficará servido pela rede ferroviária europeia com serviço comercial de passageiros, mercadorias, combinado, multicliente(agroindustrial) e especializados”.
Valências que para o Chega, “podem proporcionar ao aeroporto uma importância estratégica no tráfego de mercadorias, funcionando como uma Ilha Seca”, complementando o projecto com “a reativação dos ramais ferroviários desativados e estudar diferentes soluções de prolongamento da rede ferroviária em tramway (ferroviário ligeiro de passageiros e mercadorias) para o interior das principais cidades e vilas da região”.
Explicações que foram deixadas na Rádio Vidigueira, pela cabeça de lista do Chega, pelo distrito de Beja, Ana Moisão
Ana Moisão