Centro Académico Clinico do Alentejo foi criado formalmente
Written by Admin RVidigueira on 28/03/2022
Foi publicada em Diário da República, a portaria que cria o Centro Académico Cliníco do Alentejo (C-Trail).
A portaria sobre o Centro Académico Clínico do Alentejo (C-TRAIL), foi assinada pelos ministros da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marta Temido e Manuel Heitor, respetivamente, e entrou em vigor no passado sábado, criando formalmente esta valência.
Fazem parte deste Centro Académico Clinico do Alentejo, a Universidade de Évora (UÉ), os Institutos Politécnicos de Beja e Portalegre, Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e unidades locais de saúde (ULS) do Norte Alentejano, do Litoral Alentejano e do Baixo Alentejo.
Com sede na Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora, , o C-TRAIL vai dedicar-se ao “avanço e aplicação do conhecimento e da evidência científica para a melhoria da saúde, designadamente na região do Alentejo”, pode ler-se na portaria.
“O desenvolvimento da dimensão académica e da qualificação nas áreas das ciências biomédicas, médicas, engenharia biomédica, saúde pública, políticas de saúde, economia, gestão, ciências e tecnologias da saúde, robótica e enfermagem” é um dos objetivos.
Outra das metas deste centro académico clínico é “a promoção da qualidade dos cuidados prestados às populações” e a definição de “uma estratégia de base que corresponda à realidade demográfica e social da região”.
De acordo com a portaria, o C-TRAIL vai procurar também “a racionalização e maximização de meios humanos, materiais e tecnológicos dos respetivos membros, potenciando sinergias nas várias áreas de atuação com integração e partilha de recursos”.