CDU acusa Câmara de Beja de falta de planeamento no inicio do novo ano letivo
Escrito por Admin RVidigueira em 25/09/2020
Os Eleitos da CDU nas Assembleias de Freguesia do Concelho de Beja condenam a forma como PS impõe a competência de Educação na Autarquia e falta de planeamento no arranque do ano lectivo.
Em comunicado enviado à nossa redação a concelhia de Beja da CDU refere que “tal como os eleitos da CDU têm vindo a manifestar nas Assembleias Municipais e nas Assembleias de Freguesia, a aceitação da transferência de competências da Educação, ou de outras como a Saúde e Ação Social, representa a assunção de competências que são da responsabilidade do Estado e não do Poder Local”.
A CDU de Beja afirma que a “transferência de competências implica o aumento de encargos desta área para as autarquias locais e, a médio e longo prazo, condiciona a garantia de uma Educação que se pretende pública, gratuita e de qualidade para todos”.
A CDU de Beja salienta nesta nota o que diz ser “a falta de planeamento e de articulação da Câmara Municipal de Beja com as Juntas de Freguesias e as Escolas Básicas de 1º Ciclo com Pré-Escolar, de modo a preparar com a devida antecedência o início do ano letivo, nomeadamente na conceção, impressão e colocação de sinalética, na entrega de máscaras e de gel desinfetante e na elaboração dos planos de transporte”.
A CDU diz ser “ incompreensível que ainda não esteja definido um plano de transportes que salvaguarde estas situações e permita a estes jovens iniciarem o novo ano letivo em segurança”, bem como, “nalgumas freguesias, os alunos só iniciem as Atividades de Enriquecimento Curricular (AECS) dentro de uma ou duas semanas devido à colocação tardia dos respetivos professores”.
A CDU de Beja realça ainda que são as “Juntas de Freguesia que, com os seus parcos orçamentos, assegurem o pagamento a uma funcionária para dar apoio aos professores do 1º ciclo, à semelhança dos anos letivos transatos, evitando assim o encerramento destes estabelecimentos de ensino”.
“Os eleitos da CDU nas Assembleias de Freguesia do concelho de Beja, condenam a falta de visão estratégica do executivo PS na Câmara Municipal em maioria, desta vez reflectida na falta de planificação sobre o inicio do ano lectivo, bem como a forma como quer impôr a competência da Educação no concelho, ao arrepio das deliberações dos respectivos órgãos competentes, agravando ainda mais os problemas da Educação no Concelho de Beja”.
A CDU que “apela” para que que as populações se organizem na luta pela rejeição deste modelo de competências.