Câmara de Castro Verde aprovou orçamento para 2024
Escrito por Admin RVidigueira em 06/12/2023
A Câmara Municipal de Castro Verde aprovou as Opções do Plano e Orçamento para 2024, no valor de 21.690.000 euros.
Segundo anunciou a Câmara Municipal de Castro Verde, “a estratégia do Município aponta para a continuidade de uma gestão administrativa e financeira muito criteriosa”, com a educação, a saúde, a habitação, a economia, a rede viária do concelho e os sistemas municipais de água e resíduos urbanos” a constituirem “apostas bem identificadas” pela autarquia.
Segundo a Câmara de Castro Verde, “2024 será o ano de conclusão das obras marcantes na Escola Secundária e do lançamento de dois importantes projetos em Castro Verde: a construção de uma creche e jardim-de-infância e a requalificação da Escola Básica (EB) 2, 3 Dr. António Francisco Colaço”.
A Câmara de Castro Verde aponta ainda, a “Estratégia Local de Habitação, com um “envelope” financeiro assegurado na ordem de 1,9 milhões de euros, a par da requalificação do Centro de Saúde, com ampliação do Serviço de Urgências”, como outras áreas relevantes.
A Câmara de Castro Verde elege ainda, o “reforço da dinamização da economia, com a evolução consolidada da Zona Empresarial de Castro Verde, que está construída e tem 23 empresas prontas para participar na Hasta Pública em curso”.
“A requalificação de cerca de 50 km da rede de estradas municipais, onde está estimado investimento de 1 milhão de euros, bem como a melhoria e a valorização dos sistemas municipais de água e resíduos urbanos serão outras prioridades”, segundo a autarquia castrense.
A Câmara de Castro Verde sublinha ainda que, a “requalificação da rede de águas terá, finalmente, financiamento comunitário no Alentejo 2030 e um plano concreto de requalificação nas ruas mais antigas”.
A Câmara Municipal de Castro Verde realça ainda que “volta a transferir verbas relevantes para todas as Juntas de Freguesia do concelho, na ordem dos 682.136 euros”, bem como um apoio de 761.386 para o conjunto de associações, clubes e organizações sociais do concelho.
As explicações são de António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, que deixou os principais “pilares” deste orçamento.
Os documentos que, mereceram os votos favoráveis do executivo municipal, e abstenção da CDU, serão agora apreciados, pela Assembleia Municipal.