Câmara de Beja participou na discussão do Plano Ferroviário Nacional
Written by Admin RVidigueira on 23/02/2023
A Câmara Municipal de Beja participou na discussão pública do “Plano Ferroviário Nacional” que decorre até dia 28 deste mês.
Segundo anunciou o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, foram consideradas três “necessidades fundamentais” em termos de ferrovia na capital de distrito.
Segundo elencou o autarca socialista, as prioridades passam pela “necessidade de electrificação do troço Beja-Casa Branca, com ramal ao aeroporto (solução Beja-Casa Branca garantida no Portugal 2030 com início de obra previsto para 2026 – decorre o estúdio prévio, seguindo-se o projeto de execução e o concurso público internacional. Ramal ao aeroporto não garantido)”, a “reactivação/requalificação da linha Beja-Funcheira eletrificada, que permita a circulação de composições com até 750 metros de comprimento, e que permite a circulação de passageiros até ao Algarve e também a ligação de carga Sines-Beja”.
Uma outra prioridade defendida pela autarquia bejense, é a “ligação em velocidade alta da solução proposta de uma nova linha Évora-Beja-Faro”, que segundo o presidente da Câmara de Beja, permitiria ligar três capitais de distrito e dois aeroportos, “permitindo escoar, sobretudo para Sul, muitos turistas/passageiros para Faro”, e que “permitirá viajar rapidamente de/até Madrid, via Évora e ainda de/para Sevilha, via Faro, encurtando a viagem para Lisboa 40 minutos face ao tempo de viagem atual (1 hora e 20)”.