Beja vai acolher Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Written by Admin RVidigueira on 19/11/2024
O coletivo feminista bejense As Insuspeitas, promove no próximo dia 25 de novembro, uma Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A iniciativa, com inicio pelas 18h00 na Praça da República, em Beja, termina nas Portas de Mértola, e segundo anunciou o colectivo, “pretende assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, instaurado pelas Nações Unidas como forma de chamar a atenção para a violência física, psicológica, sexual e social que afeta diariamente milhões de meninas e mulheres em todo o mundo”.
Segundo revela o colectivo feminista, em Portugal foram assassinadas, entre janeiro e setembro de 2024, 15 mulheres e 3 homens em contexto de violência doméstica, tendo sido reportadas mais de 23 mil ocorrências à PSP e à GNR, revela a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
As Insuspeitas “é um coletivo sem fins lucrativos, que promove iniciativas com vista à desmistificação do(s) feminismo(s) e ao debate em torno da opressão estrutural sofrida pelas mulheres e dissidentes de género, sempre numa perspetiva interseccional”.
As explicações são de Ana Serrano, do colectivo As Insuspeitas, que pretende “criar uma rede de apoio às mulheres da região”, inclusive as migrantes, bem como “desmistificar os feminismos”.
“Chamar a atenção” para o que diz ser um “problema estrutural” é o objetivo desta marcha, de acordo com Ana Serrano.