Beja debate influência cigana em conferência
Escrito por Admin RVidigueira em 22/11/2024
O Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, recebe amanhã, pelas 17h, a conferência “Cinco Séculos de História Partilhada: Portugueses, Ciganos e Alentejanos”.
A iniciativa está integrada no ciclo Conferências Terra e Paiagens no Sul de Beja, promovido pela EDIA em parceria com a Câmara de Beja, com o apoio da CCDRAlentejo, ADPCRB e Universidade Sénior de Beja.
Segundo anunciou a EDIA, esta apresentação, com a participação do historiador Francisco Mangas, “propõe explorar alguns dos momentos mais marcantes dessa história partilhada, com um foco especial no período moderno (séculos XVI-XVIII), baseando-se esta análise num recente projeto de doutoramento que investigou esta minoria étnica nesse contexto histórico.
Segundo avança a EDIA, o objetivo principal é “evidenciar os contactos e as contribuições das comunidades ciganas para a sociedade portuguesa da época”, apresentando documentos recolhidos nos arquivos distritais de Évora e Beja, destacando o papel das comunidades ciganas no Alentejo e a sua integração nas paisagens sociais e culturais da região.