Beja acolhida como opção em debate sobre novo Aeroporto de Lisboa

Escrito por em 21/07/2022

O Museu do Oriente em Lisboa, foi palco no dia 19 de Julho de um debate para (re)pensar o novo aeroporto.

O debate, promovido pela SkyExpert, especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo, iniciou com uma reflexão sobre a “urgência” aeroportuária ditada no início dos anos 90 quando o então Ministro das Obras Públicas, Ferreira do Amaral, declarou que a Portela iria atingir a sua capacidade máxima aos 16 milhões de passageiros/ano.

Para este grupo, os decisores políticos deveriam aproveitar o atraso da construção do segundo aeroporto de Lisboa para rever todo o projeto e sua urgência na ótica do transporte aéreo do futuro, da sustentabilidade, da descentralização turística do país, do aproveitamento da rede aeroportuária atual do Continente – Portela, Porto, Faro, Beja e aeródromos.

Presentes neste debate estiveram David Simão e Filipe Pombeiro, Presidente da Direção e da Assembleia Geral do  Nerbe que intervieram reforçando a importância da estrutura bejense para a região, quer para empresários quer para a economia local.

Margarida Patriarca, técnica do Programa Operacional Regional do Alentejo na CCDR e eleita Municipal em Beja, interveio em defesa da solução Beja, com uma frase que marcou a sessão “Beja está 33 milhões de euros à frente da solução“, não deixando de abordar as realidades e limitações atuais do Terminal de Beja, mas evidenciando que as vantagens são mais do que as desvantagens, principalmente no que respeita à Coesão Territorial do interior.

As explicações foram deixadas pela própria na Rádio Vidigueira. Margarida Patriarca diz que o Aeroporto de Beja começa a ser cada vez mais uma “opção” defendida enquanto complemento “imediato” à Portela.

Margarida Patriarca


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE