Baixo Alentejo sem seca meteoreológica no final de março

Escrito por em 16/04/2024

No final de março terminou a situação de seca meteorológica que se verificava na região do Baixo Alentejo e Algarve.

Segundo revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no boletim climatológico de março, a situação deve-se aos “valores elevados de precipitação que se registaram nestas áreas”.

Segundo o boletim do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), houve um “aumento significativo dos valores de percentagem de água no solo na região Sul, estando quase todo o território ao nível da capacidade de campo”.

A precipitação total do mês foi de 177,8 milímetros (equivalente a 177,8 litros por metro quadrado), quase três vezes o valor médio do período de referência (1981-2010), sendo o 16.º março mais chuvoso desde 1931 e o 4.º desde 2000.

O IPMA destaca a passagem da depressão Nelson, no final do mês, que causou inundações em alguns locais do território, em especial na área metropolitana de Lisboa.

Março foi considerado normal em relação à temperatura do ar, que teve um valor médio de 12,43 °C, muito próximo do valor normal, no período de referência 1981-2010.

O IPMA sublinha ainda,  a ocorrência de alguma variabilidade dos valores da temperatura do ar, por um lado os valores baixos no inicio do mês (01 a 09) e os valores altos, entre 15 e 24 de março, com destaque para os dias 22 e 23 que tiveram temperaturas máxima e mínima muito superiores ao valor médio mensal, motivando uma onda de calor em alguns locais do interior Norte e Centro.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE