Autarcas reuniram com diretor executivo do SNS e presidente da ULSBA

Escrito por em 20/11/2024

As Câmaras Municipais de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar, Beja, Mértola, Moura e Ourique reuniram na segunda-feira, em Beja, com o Diretor Executivo do SNS, António Gandra Almeida, e o presidente da ULSBA, José Carlos Queimado.

Segundo revelou a Câmara de Castro Verde em comunicado, a reunião permitiu “avaliar o quadro de funcionamento do Serviço de Urgência (SUB) de Castro Verde e, igualmente, o problema grave do serviço de Pediatria do Hospital de Beja, do SUB de Moura e da carência muito preocupante de médicos nos Centros de Saúde de Aljustrel e Mértola”.

Os municípios destacam desta reunião a “evolução francamente positiva no funcionamento previsto no Serviço de Urgência (SUB) de Castro Verde. Fruto do esforço e ação dos Municípios e da população, no mês de novembro o SUB de Castro Verde tem agora previsão de fecho somente 12 horas no dia 22 e 6 horas no dia 29”, sendo que no mês de dezembro, “que tinha previsão de vários dias com encerramentos, está agora garantido que o Serviço de Urgência (SUB) de Castro Verde funcionará todo o mês sem interrupções”.

Segundo o mesmo comunicado, os autarcas registaram “com muita preocupação o gravíssimo quadro de funcionamento previsto nas próximas semanas nos serviços de Pediatria e Obstetrícia no Hospital de Beja”, apontando “para novos episódios de fecho que, naturalmente, merecem firme condenação e preocupação dos Municípios”.

Uma situação que “poderá implicar a transferência de crianças doentes e de mulheres grávidas para Évora ou Faro, num procedimento que os autarcas não aceitam”, tendo exigido ao Diretor Executivo do SNS “soluções rápidas e eficazes que permitam superar esta situação totalmente indesejável e inaceitável”.

Neste comunicado conjunto, os municípios assinalam a “profunda apreensão com a muito evidente escassez de médicos nos concelhos de Aljustrel e Mértola e no SUB de Moura, situação que prejudica diariamente os cuidados de saúde prestados às populações desses concelhos”.

No comunicado é ainda expresso que, as “ Câmaras Municipais presentes na reunião manifestaram a sua completa disponibilidade para, no âmbito das suas competências, colaborarem com a ULSBA e o Ministério da Saúde, para que os graves problemas identificados sejam rapidamente resolvidos”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE