Assembleia da República recomenda construção de novo Centro de Saúde em Castro Verde
Escrito por Admin RVidigueira em 24/11/2021
A Assembleia da República aprovou na passada sexta-feira, uma recomendação da Comissão de Saúde ao Governo defendendo a construção de um novo edifício para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde.
O documento final, aprovado por unanimidade, apresentado pela Comissão de Saúde a partir de projetos de resolução do PCP e do Bloco de Esquerda, recomenda ao Governo que proceda, “em conjunto com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), a um levantamento de necessidades para o SUB de Castro Verde”.
O documento recomenda de igual forma ao Governo que “atribua ao conselho de administração” desta entidade “a competência para desencadear os procedimentos necessários à construção do novo edifício”.
A Assembleia da República recomenda ainda que o Governo “proceda ao investimento necessário com vista à construção de um novo edifício capaz de dar resposta à área de influência e de responder às condições exigidas para o funcionamento do SUB de Castro Verde” e que seja definida “a calendarização da execução da obra na sua totalidade, assim como proceda à abertura de concurso público para a execução da empreitada”.
O documento recomenda de igual forma, que seja garantida “a contratação efetiva dos profissionais de saúde, integrados em carreiras com vínculo público, que garantam o adequado funcionamento do SUB de Castro Verde”.
Em declarações à Rádio Vidigueira, António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, “encara como muito positiva” esta posição da Assembleia da República, uma vez que é uma necessidade “gritante” para aquela unidade hospitalar, cujas condições “não são nada boas”.
António José Brito