ANEPC vai transferir este mês 1,5 milhões para os bombeiros
Escrito por Admin RVidigueira em 11/01/2021
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai transferir, este mês, 1,5 milhões de euros para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) no âmbito do combate à doença Covid-19.
Em comunicado enviado às redacções o Ministério da Administração Interna refere que “a verba corresponde à primeira tranche dos 3 milhões de euros de apoio extraordinário aprovado no Orçamento do Estado para 2021, com o objetivo de ajudar as AHBV a enfrentar as dificuldades financeiras criadas pela pandemia”, sendo os “restantes 1,5 milhões de euros serão pagos no mês de Julho”.
O Ministério da Administração Interna recorda que foi “transmitido à Liga dos Bombeiros Portugueses em dezembro passado pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, os 3 milhões de euros serão distribuídos de acordo com a proporção do financiamento permanente atribuído a cada AHBV”.
O Ministério da Administração Interna “reconhece e valoriza o papel insubstituível dos bombeiros voluntários portugueses, particularmente num período em que são permanentemente chamados a responder às ocorrências relacionadas com a pandemia”.
O Ministério da Administração Interna reconhece ainda que o “empenhamento extraordinário tem contribuído para o agravamento da situação financeira das AHBV, pelas despesas adicionais com a aquisição de equipamentos de proteção individual e pelos cortes sofridos nas receitas oriundas do transporte de doentes”.
O Ministério da Administração Interna sublinha ainda, que o “Orçamento do Estado para 2021 prevê um financiamento de 28,6 milhões de euros para as AHBV, ao qual acrescem os referidos 3 milhões de euros de apoio extraordinário no âmbito da doença COVID-19”.
Rodeia Machado, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, diz ser “benvindo” este reforço, mas ainda assim diz ser “insuficiente”, e recorda a “perda” que as corporações de bombeiros tem tido com a pandemia da covid-19.
O vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses reclama que o Orçamento de Estado para 2021 devia ter mais verbas para os bombeiros, uma vez que contempla apenas 28 milhões de euros, ao invés dos 35 reclamados pela Liga dos Bombeiros Portugueses.