Alentejo 2030 com candidaturas abertas para apoio ao setor da Cultura
Escrito por MarcoAbundancia em 05/12/2024
O Programa Regional do Alentejo 2030 anunciou a abertura do aviso de concurso dedicado à área da Cultura.
O objetivo, segundo anunciou o Alentejo 2030 é “reforçar a cultura como um pilar fundamental da sociedade e elemento estratégico para a identidade e desenvolvimento do Alentejo”.
Com uma dotação indicativa de 750 mil euros, cofinanciada pelo FEDER a uma taxa máxima de 85%, o aviso “pretende promover ações que valorizem a cultura e o património da região, fortalecendo o desenvolvimento económico e a inclusão social”.
O aviso contempla iniciativas enquadradas no Programa Regional do Alentejo, incluindo Valorização e promoção da cultura e do património regional; Ações no âmbito da Estratégia Nacional do Saber Fazer Tradicional, onde o Alentejo desempenha o papel de região piloto; Inventário, registo, investigação, salvaguarda e divulgação do património cultural imaterial, com prioridade para elementos em risco; Atividades que integrem os objetivos do Plano Nacional das Artes na região; Educação cultural intergeracional, promoção de hábitos culturais e formação de públicos; e Programação cultural, destacando a criatividade e a singularidade da região.
As candidaturas estão abertas para Comunidades Intermunicipais, Entidades coletivas de direito público e Entidades privadas sem fins lucrativos, desde que estabeleçam protocolos ou formas de cooperação.
As candidaturas podem ser apresentadas até às 18h do dia 14 de março de 2025.