Aeroporto de Beja fora da lista de opções da Comissão Técnica Independente

Written by on 28/04/2023

O Aeroporto de Beja está fora das opções da Comissão Técnica Independente que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa.

A Comissão Técnica Independente anunciou ontem, nove opções possíveis para o novo aeroporto, que incluem as cinco definidas pelo Governo mais Portela+Alcochete, Portela+Pegões, Rio Frio+Poceirão e Pegões.

A lista de opções que passam às fases seguintes foi anunciada ontem, pela coordenadora-geral da Comissão Técnica Independente (CTI), Rosário Partidário, numa apresentação sobre os resultados das atividades desenvolvidas na primeira fase da Avaliação Ambiental Estratégica sobre o aumento da capacidade aeroportuária para a região de Lisboa.

Rosário Partidário explicou que às cinco opções avançadas pelo Governo (Portela+Montijo; Montijo+Portela; Alcochete; Portela +Santarém; Santarém) foram adicionadas as opções: Portela+Alcochete; Pegões; Portela+Pegões; e Rio Frio+Poceirão, totalizando sete localizações e nove opções estratégicas.

As cinco opções propostas pelo Governo têm de ser necessariamente avaliadas pela CTI, pelo que além destas estavam em cima da mesa as opções Beja, Monte Real (Leiria), Portela + Alcochete e Alverca+ Portela, às quais foram acrescentadas oito opções adicionadas no portal AeroParticipa (Apostiça, Évora, Ota, Pegões-Vendas Novas, Poceirão, Rio Frio, Sintra e Tancos).

Desta lista, com base em dez critérios técnico-científicos, passaram à lista final de soluções possíveis as opções: Aeroporto Humberto Delgado+Alcochete, Aeroporto Humberto Delgado+Pegões, Pegões e Rio Frio+Poceirão.

As opções Portela+Alcochete e Portela+Pegões serão estudadas como solução final, mas também consideradas “apenas eventualmente como opção em transição”.

A análise da CTI concluiu ainda que Pegões “aparentemente tem capacidade para ir até quatro pistas, mas está numa fase elementar de estudos” e apesar de ter “conflito com área militar”, parece ser “resolúvel”. Todavia, “não cumpre totalmente o critério de proximidade”.

Já sobre Rio Frio assinala que é uma opção “já estudada anteriormente”, tendo sido rejeitada no passado por razões ambientais, tendo ainda conflito com o Campo de Tiro de Alcochete (CTA), característica que partilha com Poceirão, que também não tem área de expansão.

No entanto, a CTI entende que Poceirão é uma “área logística potencial e está a 10 km de Rio Frio”, pelo que surgiu a hipótese de combinar estas duas opções e torná-las numa “solução mista”.

A lista da CTI resulta da aplicação de dez critérios de viabilidade técnico-científica, sendo a proximidade de distância ao centro de Lisboa (média europeia de 22 km), ser dotada ou não de infraestrutura rodoviária e ferroviária existente ou planeada e ter uma área de expansão (mínimo 1.000 ha).

Dos critérios fizeram ainda parte a capacidade de movimentos/hora, ter conflitos com espaço aéreo militar e em caso positivo ser resolúvel, maior ou menores riscos naturais (inundáveis, sísmicos), a estimativa de população afetada, as áreas naturais e corredores migratórios, a importância estratégica para a Força Aérea e a existência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Declaração do Impacto Ambiental (DIA).

Segundo Rosário Partidário, ficaram pelo caminho Beja porque não cumpre o critério de proximidade, considerando-se ser mais bem aproveitada uma rede nacional aeroportuária, Monte Real, por não cumprir o critério de proximidade ou Sintra por ser “limitada em termos de capacidade de movimentos e área de expansão” e ter conflitos com o espaço aéreo da Portela.

A “opção histórica” Ota que “já foi muito estudada, é bem posicionada em termos de acessibilidades, mas é a sua única vantagem”, segundo a CTI, que sublinha que “não tem área de expansão” e “os estudos demonstram dificuldades em termos de segurança aérea, de risco de inundação e custos elevados de remoção de obstáculos”.

Já Tancos “não cumpre o critério de proximidade e tem funções extraordinariamente importantes do ponto de vista de combate a incêndios”, tendo uma função estratégica do ponto de vista militar.

Para a responsável, a opção Alverca+Portela foi uma “opção extraordinariamente criativa”, mas “tem condições operacionais muito difíceis”.

Por seu lado, a opção Apostiça “tem conflitos militares com o espaço aéreo, nomeadamente o Campo de Tiro de Alcochete e com os paióis da NATO” e Évora “não cumpre o critério de proximidade e não tem área de expansão”.

Rádio Vidigueira/Lusa

 

A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã participou neste seminário da Comissão Técnica Independente (CTI), realizado ontem, no LNEC, em Lisboa, e teve a oportunidade de seguir todas as apresentações dos  membros que fazem parte da Comissão Técnica Independente, bem como as justificações da Coordenadora Geral da CTI, sobre as soluções a estudar na 2ª fase.

Em comunicado de imprensa enviado esta sexta-feira, às redacções, a “Plataforma Cidadã SIM! Ao Aeroporto Internacional de Beja”, afirma que “em momento algum defendeu o Aeroporto de Beja como o Aeroporto de Lisboa”, afirmando, no documento fundador “que o mesmo possui condições geográficas e capacidade para servir diretamente uma ampla região do Alentejo e Espanha, como complementarmente os Aeroportos de Faro e Lisboa, face à sua eminente saturação”.

Segundo a Plataforma Cidadã, a Coordenadora-Geral da CTI, referiu ontem, que “o Aeroporto de Beja tem condições para ser o Complementar ao Aeroporto de Faro e ainda outras valências”.

A Plataforma Cidadã aponta ainda que “independentemente da proposta final, que venha a ser apresentada ao Governo pela CTI, irão ser necessários alguns anos para implementar essa solução e até lá o País vai precisar do Aeroporto de Beja pois não há, para além de Beja, nenhum outro aeroporto pronto a utilizar e que reúna as suas condições”.

As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, pelo porta-voz da Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã, Manuel Valadas, que frisa que o “Aeroporto de Beja não é para substituir o de Lisboa” mas sim para ser complementar a Lisboa e Faro.

Manuel Valadas


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