Webinar Luso-Espanhol sobre a Pecuária Extensiva junta titulares da pasta de Portugal e Espanha
Escrito por Admin RVidigueira em 05/11/2020
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e o seu homólogo espanhol, Luis Planas Puchades participam esta quinta-feira, no webinar sobre pecuária extensiva que decorre pelas 15h, através da plataforma Zoom, numa organização conjunta da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, a Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e Cooperativas Agroalimentares de Espanha.
Segundo anunciou a ACOS – Agricultores do Sul em comunicado, o evento, de participação gratuita, através de inscrição na plataforma Zoom, junta portugueses e espanhóis para refletir em conjunto sobre temáticas que preocupam agricultores e produtores pecuários dos dois lados da fronteira, relacionadas com “A Pecuária Extensiva face aos novos desafios da PAC”.
O webinar luso-espanhol que vai ocorrer a partir das 15h00, atingiu o limite máximo de 500 inscritos.
Os organizadores do evento salientam que “a pecuária extensiva é uma atividade promotora da dinamização do espaço rural, da proteção do meio ambiente e da fixação de população nas zonas de interior. A partilha conjunta de informação, à escala ibérica, deve ser encarada como uma oportunidade única para o futuro, até porque a crescente urbanização da sociedade revela um preocupante desconhecimento sobre a importância da agricultura, da pecuária e da floresta como um todo vital para a defesa da biodiversidade, para o desenvolvimento rural e para o combate às alterações climáticas. É oportuno e urgente dar a conhecer este importante sector de produção, de forma objetiva e séria, e reclamar medidas de política no âmbito da nova PAC tendo em vista a sua sustentabilidade”.
De sublinhar que o webinar surgiu na sequência do cancelamento, devido à Covid-19, de um congresso luso-espanhol agendado para Beja durante dois dias, em Novembro, sobre a mesma temática.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, por Rui Garrido, presidente da ACOS – Agricultores do Sul, que afirma que a iniciativa pretende “dar continuidade” ao 1º congresso luso-espanhol, que decorreu em Sevilha, há dois anos.
Rui Garrido afima que a iniciativa é “muito importante” porque acontece num momento em que as negociações da Reforma da PAC estão “muito avançadas”.